terça-feira, 16 de abril de 2013

Aquecedor para caixa ASF

        Ola pessoal!
        Todo meliponicultor sabe muito bem que nossas amigas necessitam de cuidados e muitas vezes o habitat natural é a melhor moradia para elas, mas quando fabricamos as caixas, temos que ter o bom senso em onde colocá-las, pois é recomendável vários fatores, entre eles um lugar onde pegue uma parte do sol.
        Aqui onde morro, no sul, já é muito frio, imaginem então esta cx não pegar sol. Na verdade eu a coloquei em um corredor do lado da casa e é muito frio, então pesquisei e desmontei um aparelho de repelente elétrico  colocando-o em baixo da cx, (FOTO) fiz o teste antes e funcionou bem, agora só me falta o termostato para eu saber o quanto deixa-lo ligado, pois o mesmo só ligo a noite que já estão ficando muito frias. AGRADEÇO OPINIÕES!!!


2 comentários:

  1. Muito boa sua ideia ...mas muito cara...o ideal é usar resistor de 1k ,1K5 ou 2k2 Ohm's,mas todos esses resistores terão que ter uma capacidade de dissipação de 20W,por motivos de segurança,uma de 10W até suportaria mas estaria quase no limite,e isso pode acarretar em um incendio.A tensão de alimentação para esse circuito é de 127Vca.O termostato deveria ser uma para cada caixa.fica dificil controlar a temperatura de todas por um só...existem alguns termostatos bimetalicos bem baratos no mercado...

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia Alan, já vou desmontar um repelente aquí!rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir