sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Iscas pet

        As iscas com garrafas pet ainda são bem aceitas por todos os adeptos pela meliponicultura e pelas próprias abelhas, sera uma grande falta dos ocos na natureza? Acho que sim.

        A cada dia que passa aprendo mais referente a esta especies que é muito interessante, as abelhas sem ferrão, e são nativas, isso mesmo, elas já estavam por aqui muito antes que aquelas, as quais tem ferrão, são as chamadas africanizadas, cruzadas com as especies Europeias. pois bem, vamos ao que nos importa.

        Venho com esta postagem hoje mostrar e explicar um pouco o que aprendi referente as iscas e alguma coisa a mais no meu ponto de vista.

        As iscas poderá ser a própria caixa definitiva, da certo, porem você vai gastar com muito extrato, pois o mesmo penetrara na madeira e não fara o mesmo efeito de expelir o aroma do extrato.

        Nesta foto abaixo esta apresentado o material que você utilizara para fazer sua isca:
¬Garrafa pet de tamanho aproximado de 2 litros ou mais, dependendo da especie que quer capturar.
¬Papelão ou folhas de jornal para ser protetor térmico.
¬Plastico preto
¬Fita crepe ou fita plastica de sua preferencia.
¬O extrato.
¬E o principal na minha opinião, a cera pura do envolucro do ninho, neste exemplo a da Jatai.


        A qual estou apontando na foto é a cera das Jatais, o meu extrato que eu mesmo fabriquei não esta tão concentrado por isso que as garrafas estão transparentes mas o cheiro esta ótimo, lembra muito a parte interna de uma colonia quando abrimos a mesma.

        Pois bem, a montagem da isca você pode assistir muitos videos no YouTube, principalmente do Ailton Fontana e do Meliponario Laranjeiras onde aprendi muito com ambos.

        Mas a minha dica que acho o essencial é por uma quantidade significativa da cera da especie que você quer capturar, na entrada da garrafa o qual deixa as ASF frenéticas, o único mal que pode acontecer é elas mesmas levarem toda a cera e não fazerem um enxame na sua pet, kkkkkkkkk... 
        
        Esta dica eu aprendi com um amigo meu, o qual morra perto de uma área verde e captura muitas iscas no verão.

        Veja esta próxima foto que estão entrando, eu a coloquei no inicio de agosto de 2013.


        Obrigado a todos os mestres da Meliponicultura.





4 comentários:

  1. Olá Alan! é muito bom ver um jovem como você, gostar das nossas queridas ASF. Concordo plenamente que a isca pet funciona muito bem. Mas, é preciso que as pessoas quando espalharem isca pet pela mata, e quando passar o período de primavera e verão, tem que recolherem todas as iscas. Tem muita gente que só recolhem as que estão enxameadas. Com o tempo esse pet que ficou sem recolher, solta da arvore e contamina o solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! eu também sou adepto a usar madeira reciclada para fazer as caixas para por os enxames, por exemplo: procuro usar tabuas que foram usadas em construção.

      Excluir
  2. Olá Alan! vendo as suas postagens,aproveito para tirar uma duvida, é que encontrei em um barranco no meio de pedras um enxame de abelhas, creio que seja jataí pois é pequena e amarelas, pois bem, ja tenho à cinco anos, e vendo na internet sobre divisão de colmeia, gostaria de fazer a divisão mas tenho medo de estragar tudo,comprei a isca para capturar, coloquei uma caixa do lado do enxame, mas elas usaram a cera que coloquei na entrada e fecharam essa entrada e ficou assim. O que vc me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime e obrigado pela pergunta, 1° se o local for de difícil acesso para retira-las então deixe como esta, pegue e coloque uma isca com cera ao menos uns 10 m de distancia pois elas quando enxamearem não iram escolher esta que vc colocou ao lado e sim a que estará mais longe. Creio que elas fecharam esta onde retiraram a cera para não chamar a atenção de um outro enxame ou talvez elas pretendem usa-lo futuramente.
      2° No inicio quando eu comecei com este hobby não obtive sucesso com as divisões pois desmontava toda a colonia e não achava realeira, o método mais eficaz é de fazer as iscas com garrafa pet mesmo, entretanto largue elas ao menos os 10 m que na primavera com certeza este seu enxame largara enxameação.
      Mais duvidas é só perguntar que eu irei pesquisar para te responder.
      Abraço!

      Excluir