quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Florada baixa. (alimento artificial)


             Ola Blogueiros, este é um alimentador para abelhas.
              As vezes que eu abri a caixa os potes de alimento estavam se esvaziando ao envés de se multiplicarem, por isso que realizei a receita que adquiri com um meliponicultor experiente, outros aqui da regiam me informaram que a florada já se encontrava baixa mas mesmo assim eu fiz uma divisão em outubro.
               A receita esta sendo um sucesso e ao menos elas terão alimento no inverno.
              Ingredientes:
                      1 Kg de açúcar refinado
                      1 litro de água
                      1 pitada de sal
                      15 folhas de erva cidreira
                      Uma colher de chá de suco de limão
                      3gr de Aminomix (suplemento vitamínico mineral)
               Preparo:
                       Ferver a água e adicionar o açúcar, depois de formar o xarope ferva por mais 3 minutos e desligue o fogo adicionando então as folhas e o suco. depois de esfriar tiramos as folhas e misturamos o Aminomix e pode ser guardado na geladeira por até 10 dias.

             ATENÇÃO: Se você der este alimento artificial NÃO COMERCIALIZE o mel, pois ele estará alterado, isso só pode ser dado se a florada estiver muito baixa e assim elas sobreviverem no inverno!
                Sirva para as abelhas em temperatura ambiente.

 Vlw!!!!



6 comentários:

  1. EI RONI, BOM DIA !!!AMIGO GOSTARIA DE SABER COMO VC CONSEGUI ATRAIR AS JATAIS PARA SE ALIMENTAREM FORA DA CAIXA .POIS AS MINHAS (4 COLONIAS) SÓ SE ALIMENTAM DENTRO DA CAIXA. DESDE JÁ OBRIGADO E QUE DEUS O ABENÇÕE!!!!PAULO AUGUSTO, CAMPINAS, SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que consegui atrai-las por causa das folhas de erva cidreira, mas a próxima porcão com aminomix, elas também se atracaram e levaram tudo para dentro varias vezes que coloquei, ate esta semana fiz um anova porção e elas ainda não experimentaram, acho que por eu ter posto um pouco de mais de aminomix.

      Excluir
  2. A onde sr consegue ese aminomix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aminomix é um suplemento vitamínico mineral aminoácido para alimentação animal encontrado em pecuárias especializadas.

      Excluir
  3. oi Alan tudo bem deixa eu te explicar o porque da minha pergunta, moro em uma fazenda aqui perto da minha casa tem um seringueira que foi derrubada tinha uma colmeia de abelha jatai na árvore agora só está o toco da árvore e as abelhas ficaram sem casa estão voando em volta do toco é uma colmeia pequena vc pode me passar uma porção exata para alimenta-las? é que eu acho que 1 kg de açúcar é muito e a quantidade exata de vitamina também. obrigada Alan e que DEUS o abençoe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Leonisia é muito fácil, PEGUE UMA PORÇÃO DE AÇÚCAR CRISTAL E UMA OUTRA PARTE IGUAL DE ÁGUA FILTRADA, ferva ate levantar borbulhas e marque 3 minutos, desligue espere esfriar e sirva a elas.
      Veja este vídeo: http://youtu.be/iw6UelAM_F4

      Excluir