sábado, 28 de dezembro de 2013

Cade a rainha?

Oi amigos.

      Já faz um bom tempo que eu estava sem entrar neste meu blog e deixar alguma orientação ou novidades referente ao cotidiano e de principalmente as "abelhas nativas" que é o principal foco deste Blog, tento deixar tudo bem claro nas minhas postagens pois aprendi muito com troca de informações e comparando muitas orientações de apicultores, meliponicultores, floristas e principalmente aos amigos.
      Tenho certeza que tenho grandes amigos mesmo não os conhecendo pessoalmente e lembrem-se:
      Os amigos conquistamos com confiança e honestidade.

      Quebrei a cara algumas vezes e fui chamado de inexperiente em um certo grupo, mas aprendi a respeitar o espaço de cada um e a criticar mais ainda! hehehehe...
      Adoro ser criticado, vejo como um "ola!" (lembrei de você), e é claro que com muitas criticas a gente cria mais experiencia e acaba pesquisando mais para trazer cada vez mais INFORMAÇÃO, pois tem GRUPOS de até mil integrantes mas só uma meia duzia traz fotos ou filmagens dos seus feitos e sempre com o logotipo de seu produto para venda.
      Existem muitos "loucos" que mostram imponentes arvores sendo cortadas para a retirada de um único enxame de ASF, ate onde vai a estupides que leva a esta hipocrisia em criar ou retirar uma colonia de seu habitat natural e cria-lo em uma caixa de madeira, sem falar que muitos usam mogno na confecção da mesma. É difícil de entender ate onde vai este paradigma.
      Cuidado então quando adotar este hobby, atividade, paixão, ou apenas para mostrar para os amigos a sua colonia de abelhas nativas, acredito que a melhor forma é comprar uma pequena quantidade de extrato para fazer sua própria isca capturando seu próprio enxame, aí sim você terá certeza da procedência do enxame que sera da forma mais natural possível, tente também usar madeiras recicladas por exemplo as de construção civil, passe esta atividade a outras pessoas e amigos assim  nós estaremos multiplicando a fauna e contribuindo para a flora com maior polinização das especies.

      Há, lembrei...
      Logo, tudo que trago aqui para você, leitor, tem a missão em fazer comparativos na bagagem de informação de que vc procura, então lembre que erramos algumas vezes quando realizamos as coisas com  presa!
      Eu errei muito no inicio nas minhas divisões de colonias das minhas Jatais e não quero o mesmo para ninguém, as trigonas é bem mais difícil de vc achar uma realeira para fazer a divisão do que uma melípona.

      Por exemplo:
      Você tem uma colonia bem forte de ASF da especie Jatai e quer fazer uma divisão, a questão é como saber se mesmo sendo uma colonia forte vc terá uma realeira para aí sim dividir?!
 NÃO tem como saber, e fara uma grande bagunça com a colonia. O mais correto nesta especie é fazer as iscas, temos muitos meliponicultores com videos bem interessantes no YouTube que mostram realeiras mas geralmente é na transferência da isca pet para a caixa definitiva.

      Creio que é um excelente hobby para se ter nas horas vagas, então não deixe de tentar iniciar esta pratica, pergunte para os amigos aos meliponicultores, tenho certeza que vc vai se apaixonar por esta atividade ate chegar ao ponto de não ter mais espaço pra colocar e automaticamente ajudara com a recuperação destas especies e a polinização das plantas.

 Um forte abraço e FELIZ 2014!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário