domingo, 3 de março de 2013

Perdas e ganhos Jatai

      Já é março e muito pouco da para se manosear com nossas abelhas nativas pois ao contrario elas
podem até mesmo abandonar a colonia.
      Neste verão não foi nada produtivo para mim pois fiz uma divisão da minha colonia de Jatai em outubro e estou perdendo-a por a falta de uma rainha, já a divisão que realizei em janeiro, como vocês podem observar no vídeo  "Divisão de abelhas Jatai 2013" esta bem forte e ano que vem poderei retirar uma parte do mel.
       Conto também da experiencia que obtive com uma isca feita de garrafa pet, que retirei do local depois de 20 dias e descobri que elas ainda estavam preparando o ninho, sendo assim a ausência de uma rainha, a qual elas fazem o voo nupcial para ai sim a rainha permanecer na nova colonia, é muito importante observar estes detalhes.
       Com esta minha precipitação em abrir a garrafa pet e outros erros que cometi durante este ano, por isso a que acho que esta pratica de meliponicultor exige paciência e cuidados diariamente, com tudo busquei pesquisar na internet observando muitos videos e opiniões  em redes sociais e obtive muita ajuda, e tomem muito cuidado pois muitos que se dizem meliponicultores experientes só criticam que esta iniciando na atividade, onde esta a multiplicação e preservação das especies??? O alvo deles é principalmente a comercialização de seus produtos entretanto é uma atividade que pode ser ate passada para crianças, com cuidados e manutenções fáceis ao longo que se vai aprendendo a pratica e segredos ao lidar com cada especie de ASF.
        Alem de que esta atividade vem crescendo a "paços largos" e os meliponicultores estão ate no meio urbano, que bom!!! Nós apaixonados por estas pequenas estamos trocando ideias constantemente.
        Desde já agradeço a todos que apostaram na preservação das ASF e a todos que me ajudaram nesta atividade de meliponicultura: Meliponário do Sertão: Como multiplicar uma colónia.,Google+ Ailton Fontana http://www.youtube.com/channel/UCkh64_mJ6PJGvTAaIjakP-A?feature=plcp
ao Paulo do bairro São Jaco, ao conhecido apicultor Andre Pufal Pinto, ao meu aluno Mauricio, ao Paulo (que corta cabelo) lá do bairro Oeste e minha família que tem me aguentado com este meu Hobby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário