sábado, 14 de setembro de 2013

Essa vai... Isca pet.

Oi pessoal.

Veja nestas fotos mais uma de minhas iscas.

Na estrutura da garrafa pet é quase a mesma de muitos videos que encontramos, só dei uma melhorada com uma espuma de 5 mm de espessura, pois não sei bem ao certo quanto de sol vai pegar nela.

Vou levá-la para Montenegro/RS amanhã (15/19/2013) na casa de meu irmão com mais duas iscar, tomara que vingue ao menos uma, hehehe...

Na parte de baixo tem uma curva que aprendi a construir com o Meliponario Laranjeiras e o telhado feito com caixa de leite foi obra minha mesmo, para proteger um pouco a cera da chuva e do sol, que castiga.



Esta estrutura é por não ter onde prender a garrafa, que ficara em uma marquise abaixo de uma janela ao lado Sudoeste da casa.


Espuma que esta enrolado na garrafa pet antes das folhas de jornal.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Iscas pet

        As iscas com garrafas pet ainda são bem aceitas por todos os adeptos pela meliponicultura e pelas próprias abelhas, sera uma grande falta dos ocos na natureza? Acho que sim.

        A cada dia que passa aprendo mais referente a esta especies que é muito interessante, as abelhas sem ferrão, e são nativas, isso mesmo, elas já estavam por aqui muito antes que aquelas, as quais tem ferrão, são as chamadas africanizadas, cruzadas com as especies Europeias. pois bem, vamos ao que nos importa.

        Venho com esta postagem hoje mostrar e explicar um pouco o que aprendi referente as iscas e alguma coisa a mais no meu ponto de vista.

        As iscas poderá ser a própria caixa definitiva, da certo, porem você vai gastar com muito extrato, pois o mesmo penetrara na madeira e não fara o mesmo efeito de expelir o aroma do extrato.

        Nesta foto abaixo esta apresentado o material que você utilizara para fazer sua isca:
¬Garrafa pet de tamanho aproximado de 2 litros ou mais, dependendo da especie que quer capturar.
¬Papelão ou folhas de jornal para ser protetor térmico.
¬Plastico preto
¬Fita crepe ou fita plastica de sua preferencia.
¬O extrato.
¬E o principal na minha opinião, a cera pura do envolucro do ninho, neste exemplo a da Jatai.


        A qual estou apontando na foto é a cera das Jatais, o meu extrato que eu mesmo fabriquei não esta tão concentrado por isso que as garrafas estão transparentes mas o cheiro esta ótimo, lembra muito a parte interna de uma colonia quando abrimos a mesma.

        Pois bem, a montagem da isca você pode assistir muitos videos no YouTube, principalmente do Ailton Fontana e do Meliponario Laranjeiras onde aprendi muito com ambos.

        Mas a minha dica que acho o essencial é por uma quantidade significativa da cera da especie que você quer capturar, na entrada da garrafa o qual deixa as ASF frenéticas, o único mal que pode acontecer é elas mesmas levarem toda a cera e não fazerem um enxame na sua pet, kkkkkkkkk... 
        
        Esta dica eu aprendi com um amigo meu, o qual morra perto de uma área verde e captura muitas iscas no verão.

        Veja esta próxima foto que estão entrando, eu a coloquei no inicio de agosto de 2013.


        Obrigado a todos os mestres da Meliponicultura.