sexta-feira, 22 de março de 2013

Postura da rainha mandaçaia.

       Eu nunca havia visto, é sem palavras de como a natureza tem o seu jeito!
       Muito lindo mesmo!!!

domingo, 17 de março de 2013

Favo de mel de abelha no vidro.

Oi Pessoal!
         Toda pessoa que gosta de mel, no seu café da manhã ou só aprecia por ser delicioso, ou aqueles igual a mim que adora mastigar o favo, Hmmmmm...  é uma delicia! Não é?!
          Então, esta semana quando estive lá na casa do conhecido "Paulinho que corta cabelo" (Paulo) do bairro São Jacó aqui em Sapiranga, ele me falou em 'favo no vidro', até então nada de anormal, mas quando ele trouxe o vidro ai sim deu para ver uma obra das abelhas para facilitar o trabalho do apicultor, na verdade o vidro foi colocado dentro da colonia de abelhas APIS de ponta cabeça e elas preencheram o espaço interno do vidro.
            Esta sendo um sucesso, pois se trata de algo diferente, acho que até exótico e esta vendendo bem. Ele ficou muito animado depois que disse que eu iria postar este vídeo.
           

segunda-feira, 11 de março de 2013

JATAÍ INTELIGENTE

           Olha só pessoal, uma breve e boa explicação referente a um modelo de cx para a divisão de abelhas jatai. Já outro Meliponicultor aqui da cidade de Sapiranga tem uma grande facilidade em captura-las em isca de garrafas pet, e ele não recomenda fazer a divisão talvez por não conhecer este tipo de cx do Ailton Fontana, entretanto o modelo de cx deste meu conhecido também é bem interessante pois as cxs são com gavetas na horizontal, para facilitar a coleta do mel.  Na próxima eu tiro umas fotos para todos verem como elas são.

domingo, 3 de março de 2013

Perdas e ganhos Jatai

      Já é março e muito pouco da para se manosear com nossas abelhas nativas pois ao contrario elas
podem até mesmo abandonar a colonia.
      Neste verão não foi nada produtivo para mim pois fiz uma divisão da minha colonia de Jatai em outubro e estou perdendo-a por a falta de uma rainha, já a divisão que realizei em janeiro, como vocês podem observar no vídeo  "Divisão de abelhas Jatai 2013" esta bem forte e ano que vem poderei retirar uma parte do mel.
       Conto também da experiencia que obtive com uma isca feita de garrafa pet, que retirei do local depois de 20 dias e descobri que elas ainda estavam preparando o ninho, sendo assim a ausência de uma rainha, a qual elas fazem o voo nupcial para ai sim a rainha permanecer na nova colonia, é muito importante observar estes detalhes.
       Com esta minha precipitação em abrir a garrafa pet e outros erros que cometi durante este ano, por isso a que acho que esta pratica de meliponicultor exige paciência e cuidados diariamente, com tudo busquei pesquisar na internet observando muitos videos e opiniões  em redes sociais e obtive muita ajuda, e tomem muito cuidado pois muitos que se dizem meliponicultores experientes só criticam que esta iniciando na atividade, onde esta a multiplicação e preservação das especies??? O alvo deles é principalmente a comercialização de seus produtos entretanto é uma atividade que pode ser ate passada para crianças, com cuidados e manutenções fáceis ao longo que se vai aprendendo a pratica e segredos ao lidar com cada especie de ASF.
        Alem de que esta atividade vem crescendo a "paços largos" e os meliponicultores estão ate no meio urbano, que bom!!! Nós apaixonados por estas pequenas estamos trocando ideias constantemente.
        Desde já agradeço a todos que apostaram na preservação das ASF e a todos que me ajudaram nesta atividade de meliponicultura: Meliponário do Sertão: Como multiplicar uma colónia.,Google+ Ailton Fontana http://www.youtube.com/channel/UCkh64_mJ6PJGvTAaIjakP-A?feature=plcp
ao Paulo do bairro São Jaco, ao conhecido apicultor Andre Pufal Pinto, ao meu aluno Mauricio, ao Paulo (que corta cabelo) lá do bairro Oeste e minha família que tem me aguentado com este meu Hobby.